Férias Roma

Diferença Horária


1 h

Locais a Visitar


A escadaria da Praça de Espanha, a Fonte de Trevi e o Vaticano

Como Chegar


Voos internacionais, ligações por via-férrea e auto-estrada.

Quando Visitar


Festa de Noantri em honra de Madonna del Carmine: um festival de rua de uma semana, em Trastevere, no final de Julho.

Férias Roma


 

ROMA, a Cidade eterna

“Em Roma sê romano, é o que nós somos quando passeamos pelas ruelas de Trevi. Cada esquina nesta cidade é um pedaço de história. O Vaticano é magnífico e temos de legar tempo para lhe dedicar porque o merece.”

 


 

Roma, a Cidade Eterna

 

A escadaria da Praça de Espanha, a Fonte de Trevi e o Vaticano fazem parte da lenda da cidade

 

Os turistas acorrem à Fonte de Trevi para se refrescar e, com um olhar sonhador, atiram algumas moedas para esta magnífica fusão entre água e escultura, porque quem assim fizer fica com a garantia de que voltará a Roma.

 

Regressar a uma cidade que é a metrópole do caos? Onde os motoristas exigem tanto dos peões? Barulhenta e descarada, agitada e cheia de gatos vagabundos? Pode ser assim, mas, com um encolher de ombros, são inúmeros os fãs que perguntam em que outro lugar é possível descobrir tanta magnificência e elegância. Onde é possível vaguear descontraidamente por quase 3000 anos de história e ainda receber uma bênção do Papa? O que é melhor e em que outro lugar a vida poderia ser tão boa como numa trattoria romana?

 

Durante as suas viagens por Itália, Goethe sugeriu laconicamente que Roma transcendia a nossa compreensão.

 

Segundo a lenda, os filhos do deus Marte, Rómulo e Remo, fundaram aquela que viria a ser a grandiosa cidade de Roma, em 753 a. C. Na realidade, foram agricultores que se instalaram ao longo do rio Tibre, juntamente com etruscos usurpadores, que a ferro e fogo, mas também com espantosa habilidade no cultivo e na irrigação e uma exemplar administração, criaram o Império Romano, com Roma como o centro esplendoroso do mundo. Com os imperadores Júlio César, Augusto, Trajano, Adriano e Marco Aurélio, a cidade das sete colinas continuava a sua ascensão.

 

Luxo em mãos preguiçosas

 

Construiu-se o Coliseu, com espaço para 50 000 pessoas, e as Termas de Caracalla, com banhos quentes e frios, salões de cosmética e bibliotecas para 1700 visitantes, oferecem um mundo de beleza e lazer. O ano 391 marcou um acontecimento importante: o imperador Constantino aprovou o cristianismo, a Roma cristã assumiu-se e a Roma imperial desapareceu. Houve alturas em que a cidade se viu abandonada, como depois da partida do Papa para Avinhão, em 1309, mas a todos os declínios seguia-se uma época de recuperação da sua importância. Roma foi um baluarte do Renascimento e redescobriu a sua glória em especial durante o período barroco.

 

Em 1871, a cidade foi eleita como residência papal pelo rei italiano recém-coroado, ainda que contra a vontade do próprio Papa. Manteve-se a capital até 1946, quando os italianos votaram a favor de uma república. A cidade do Vaticano é um estado soberano, com a sua própria estação de caminhos-de-ferro, posto dos correios, estação de rádio e um pequeno exército, a Guarda Suíça, que, segundo diz a lenda, usa uniformes desenhados por Miguel Angelo.

 

Antiguidade viva

 

Quem quiser conhecer bem a Cidade Eterna deve dirigir-se ao Fórum Romano, onde se confrontará com o mundo elegante da Antiguidade; visitar a coluna de Adriano e o Panteão, com a cúpula em arco, mas também o Coliseu, as catacumbas e a Via Appia Antica. Vale a pena dar outra volta pela cidade para ver a Roma renascentista e a sua poderosa fachada barroca, que resulta numa simbiose de arte cestilo de vida. A Piazza Navona é um dos locais mais animados com a Fonte dos Quatro Rios, a elegância dos Passeios Espanhóis e uma harmonia perfeita na Piazza della Rotonda.

 

Um passeio por Roma é coroado com uma visita à cidade do Vaticano, com paragem obrigatória na Praça de São Pedro, traçada por Gian Lorenzo Bemini, onde São Pedro se ergue em perfeita harmonia com o Museu do Vaticano, a Capela Sistina e a Pietá ou as pinturas nos tectos, de Miguel Ângelo. Os amantes da arte da jardinagem deviam deambular pêlos parques, desfrutar dos jardins Farnesi e admirar as sumptuosas fontes. Afinal não há nada que os Romanos adorem mais do que água a correr.

 

Sabia que pode marcar uma audiência com o Papa?

Todas as quartas feiras, às 10.30, o Papa pode recebê-lo em audiência. Terá que marcar com pelo menos dois dias de antecedência.

 

Faça férias em Roma este ano!

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos, Hotéis, Viagens e Turismo, com sede na Rua do Duque de Palmela n.º 2 1.º Dto em Lisboa
telefone 213553010 – Fax 213145080

Developed By: Orice Services