Férias Budapeste

Diferença Horária


1 h

Tipo de Férias


Cidades Europeias

Comidas Típicas


Goulash, fígado de ganso recheado, panqueca doce (recheada de creme de noz), puré de castanha.

Locais a Visitar


Parlamento (Orszaghaz)
Pescadores de Bastion
Praça dos Heróis
Basiliek van Sint Stefanus
Great Central Synagogue

Como Chegar


Aeroporto internacional e acessos rodoviários.

Quando Visitar


Primavera e Outono.

Férias Budapeste


BUDAPESTE, a Jóia do Danúbio


“A cidade convida a longos passeios nas margens do Rio Danúbio. O entardecer em Budapeste desperta em nós uma nostalgia dos velhos tempos, reflectida nos seus edifícios.”


 

Budapeste retrata a ânsia de viver dos Magiares

A cidade celebra a sua cultura termal e o goulash condimentado

As pessoas viajam para esta cidade à beira do Danúbio com ideias feitas sobre a música cigana, a comida condimentada, as czardas e o vinho Tokay dourado, e não se desiludem: os músicos ciganos existem realmente, as mulheres estão entre as mais temperamentais e bonitas da Europa, e a comida é tão condimentada que até pode queimar-nos a língua.

 

Os Magiares eram cavaleiros nómadas, nem eslavos, nem germânicos, mas ligados aos Finlandeses, que, por volta de 900 a.C. vieram da Ásia Menor com uma linguagem que arrepiava todos os estrangeiros. Chegaram até Itália, mas depois de derrotados por Otto, fixaram-se na planície do Danúbio à mercê do Oriente e do Ocidente. Os séculos XIV e XV foram uma época magnífica para o reino húngaro. No entanto, em 1541, ficaram sob o domínio turco otomano. Quando se libertaram, em 1686, os Húngaros caíram sob a influência da Áustria. Em 1867, o Ausgleich trouxe oficialmente a igualdade, na monarquia bipartida entre a Áustria e a Hungria, que durou até 1918.

 

Os 1000 anos da Hungria

As cidades independentes de Buda e Peste situam-se ambas nas margens do rio Danúbio e reuniram-se numa única cidade, com Obuda, em 1872. Os edifícios e as estruturas mais belos foram construídos a um ritmo espantoso, nomeadamente a estação de caminhos-de-ferro, os museus e pontes. Seguindo o exemplo de Viena, também se construiu uma estrada circular.
 

O edifício do parlamento é realmente gigantesco, com cerca de 270 metros e quase com 700 salas, que fazem dele um dos maiores da Europa. No meio da Praça dos Heróis (Hösök Tere) ergue-se uma coluna imponente rodeada por um monumento de sete estátuas dedicado aos 1000 anos da história húngara.

 

Também poderia ser um monumento aos 2000 anos, visto que os Romanos viveram no local onde hoje se ergue Budapeste, como se pode comprovar nos vestígios dos seus anfiteatros e banhos termais. Os Turcos Otomanos deixaram uma herança especial após 150 anos de domínio, que chegou ao fim em 1886, com três belas casas termais dessa época.

 

A herança mais visível na paisagem urbana actual advém da união com a Áustria quando havia uma relação próxima com Viena durante a monarquia bipartida. A cultura dos cafés também deriva de Viena, sendo o Café Nova Iorque uma lenda do fin-de-siècle. É aqui que a cidade pulsa, sobretudo quando se perde nas compras na Vaci Utca depois de um café forte. Ver e ser visto e admirar as montras das lojas elegantes são passatempos preferenciais. Quando o tempo está agradável, as pessoas também passeiam ao longo do Danúbio até à Ponte das Correntes, que liga Peste a Buda.

 

Buda tem o seu charme especial, porque o castelo, que foi amplamente modificado sob o domínio do imperador Francisco José, situa-se bastante acima dos edifícios barrocos e clássicos. No entanto, a principal atracção turística de Buda é o Fisherman's Bastion neo-romanesco, com as torres de estilo mourisco que dão uma atmosfera romântica.

 

Das águas borbulhantes

O Hotel Cellert é uma Meca para todos os amantes de arte nova e do Jugenstil com um átrio de piscinas rodeado de pilares. Sem dúvida, um maravilhoso templo do romance em Budapeste, com as suas águas termais. É quase um fenómeno que a cidade se situe em terras que antes borbulhavam. De 123 nascentes jorravam mais de 85 000 litros de água diariamente a temperaturas de 26 a 76 graus. As propriedades medicinais variam, pelo que cada banho tem um propósito diferente. Os edifícios das termas de Rei, Raitzen e Rudas também fazem lembrar os tempos romanos, ou mais rigorosamente os turcos, enquanto o de Szechenyi apresenta um estilo neo-clássico.
 

É habitual organizarem-se espectáculos em Buda e Peste, e os 1500 recitais de ópera merecem tanto uma visita como o auditório de concertos de Vigado. Não são apenas Franz Lehar, o rei da opereta, e Emmerich Kalman que provêm deste país musical, mas também os compositores Bela Bartok e Franz Liszt. Certamente dar-se-á mais valor à Rapsódia Húngara de Liszt depois de se revisitar Budapeste e Puszta, não muito longe.

 

Onde Ficar?

Hotel Gelle, Atrium Hyatt, Hotéis mais pequenos em Peste.

Faça férias em Budapeste este ano!

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos, Hotéis, Viagens e Turismo, com sede na Rua do Duque de Palmela n.º 2 1.º Dto em Lisboa
telefone 213553010 – Fax 213145080

Developed By: Orice Services